quinta-feira, 28 de julho de 2011

Habilidades Individuais Básicas do Soldado de Airsoft

O jogo de airsoft e paintball, como vocês já devem saber, se baseia em muito nas estratégias e táticas de combate e defesa militar. Para tanto, é indispensável que os praticantes do jogo tenham algumas noções básicas de tática de equipe, onde o bom desempenho do 'soldado' é fundamental,quando o mesmo põe em campo suas habilidades individuais básicas.

É óbvio que o airsoft é um jogo democrático e que permite a participação de diversos tipos de apreciadores. O fato de você não ter um conhecimento de táticas e estratégias mais aprofundadas, como as que os militares possuem, não te exclui de querer participar. Pelo contrário, é um estímulo para que na prática você – iniciante - possa desenvolver suas próprias habilidades e se torne um 'soldado' de equipe onde seus acertos e erros podem melhorar cada vez mais a eficiência e o sucesso da equipe.

A dica de hoje é: Iremos mostrar através de imagens as habilidades individuais básicas de um 'soldado' de airsoft.

Abaixo, vamos expor duas habilidades principais do 'soldado' de airsoft e paintball: a camuflagem de corpo e os sinais de braços e mãos. Ao final, você verá que o corpo é peça fundamental tão quanto a(s) própria(s) arma(s) utilizadas.

CAMUFLAGEM

A primeira regra de sobrevivência na batalha é a seguinte: “Não se torne uma vítima!” Você tem que agir para que os adversários o percam de vista, caso contrário, você pode se tornar a vítima do jogo. E é aí que a camuflagem entra como uma habilidade muito importante.
A Camuflagem é a capacidade de se esconder do campo de visão do inimigo dentro do ambiente. Para isso, você pode usar a pintura para camuflar a pele, o corpo e as armas utilizando as cores mais parecidas com o ambiente no qual o jogo está sendo realizado.

A habilidade da camuflagem é importante em dois aspectos: na cobertura e na proteção. A cobertura é o ato de se esconder atrás de obstáculos de proteção para evitar o fogo inimigo, p.e, paredes, pedras, árvores, fossos ou buracos no chão . Já a proteção – ou ocultação - é a arte de se misturar no meio ambiente para evitar a observação do inimigo, p.e, pintar a pele, o corpo, e as armas  para se camuflar.

Exemplo de camuflagem
Exemplo de camuflagem

SINAIS DE MÃOS E BRAÇOS
A maior parte da comunicação no jogo da airsoft e paintball é conduzida pelas mãos através de uma série de gestos. Os sinais feitos pelos braços e mãos são usados pra manter a disciplina da equipe, principalmente em longas distâncias onde a comunicação por voz é prejudicada pelos barulhos e ruídos.

Os sinais podem ser feitos com ambas as mãos ou somente com uma, enquanto mantemos uma arma na outra mão. Todos os sinais de mãos e braços devem ser passados de volta para o próximo membro da equipe imediatamente. Isso é importante porque mesmo se os membros próximos a você da sua equipe já tenham visto o sinal - e se a sua equipe for grande - ela pode tomar muitas formas, e as vezes não é certo que os outros membros vejam facilmente seus gestos. Quando todos os membros da equipe repetem o sinal com a mão e o braço, isso melhora a comunicação do grupo.

A maioria dos sinais são facilmente reconhecidos e durante o jogo a melhor comunicação  é o uso da voz -  que pode ser potencializada com o uso de rádios transmissores – junto com os sinais do corpo.  Botamos abaixo alguns sinais de instrução “padrão” de mãos e braços. Além disso, as equipes podem criar seus próprios sinais  e denominações que tenham um significado único para seus times, basta ser criativo.

INSTRUÇÕES

ESTOU PRONTO – A tropa está pronta para receber um comando. É usado na maioria das vezes para mostrar ao líder ou membro da equipe que você está pronto.


NÃO ENTENDI – Este sinal diz que a tropa não entendeu a última mensagem ou não pode cumprir o comando passado.


SAINDO - Todos os membros da equipe devem começar a movimentação pra frente.


PARE - Significa que a equipe irá parar, mas você vai continuar a protegê-la. Não confunda isso com o sinal “Parados”. O sinal “pare” não quer dizer que a ameaça é para toda equipe.


PARADOS - Significa “não se movam”. Este sinal indica que o perigo está muito próximo, p.e, uma patrulha inimiga passando, minas terrestres e/ou armadilhas. Não use excessivamente esse sinal e não o use simplesmente quando você quer que a patrulha pare.


ABAIXE-SE - Se aproxime do solo, para que você não seja vistoABAIXE-SE - Se aproxime do solo, para que você não seja visto



LEVANTE-SE – Você deve se levantar e se preparar para se movimentar.


AFASTAR – Significa que precisa de mais espaço entre as pessoas da equipe ou a formação da equipe. Quando o time ultrapassa lugares difíceis. 




DIMINUIR ESPAÇO – Quando o espaço entre as tropas precisa diminuir. Geralmente antes da equipe ultrapassar um obstáculo ou antes de entrar em combate com o adversário.


FILA – Significa que a equipe irá formar uma única linha de soldados, um atrás do outro. 






FORMAÇÃO EM “V” - Significa que a equipe deve assumir uma posição de “V” invertido, formar a equipe de ataque e se preparar para o combate.


NA LINHA- Todos a sua volta devem entrar em uma linha a sua esquerda ou direita imediatamente. Muitas vezes  esse comando é dado pelo líder quando a equipe adversária está oprimindo ou quando se faz uma linha defensiva precipitada. 



ÁREA DE PERIGO - significa uma área perigosa logo em frente ao homem do ponto. Normalmente indica algum tipo de área aberta ou linear.






DANDO COBERTURA (Método Cortando a estrada) – Utilizado quando a equipe irá atravessar uma área de perigo linear. Em inglês é denominado  de método “patch-to-the-road”, onde a equipe de defesa tenta se posicionar em um lugar alto para fornecer cobertura para ambos os lados da esquerda e da direita. Depois, o resto da equipe se prepara para correr para o outro lado. Quando o chefe da equipe da defesa executa  o sinal da imagem abaixo – ‘batendo’ no emblema do lado esquerdo do braço – a equipe atravessa a área de perigo em linha reta. Quando a equipe chega ao outro lado, a equipe de defesa deixa de dar cobertura e se junta ao time.

Equipe de defesa dando cobertura.





LÍDER DA EQUIPE - O líder designado pela equipe deve mover a formação.


EQUIPE DE SEGURANÇA (Cobertura) – A equipe de segurança deve mover-se a formação


REAGRUPAR - Significa que o time inteiro deve vir para a posição de quem ordena o comando e formar um forte esquema de segurança em forma circular



REAGRUPAR EM UM PONTO - Um local (árvore grande, pedra grande, cerca, pasto ), onde a equipe vai se reunir, se necessário, em um curto período de tempo. Geralmente isso ocorre em grandes áreas onde o jogo é realizado.


PREPARAR PARA A AÇÃO - Este sinal significa que devemos esperar o contato inimigo nesta direção, que será dado muito em breve. Geralmente ouvem-se vozes suspeitas ou movimento de tropas.


INIMIGO À VISTA – Significa o contato visual com o inimigo. Este sinal é apenas para confirmar que houve o contato visual com o inimigo.


FONTE: Paintball and Airsoft Battle Tactics. E.LARSEN,Christopher.
TRADUÇÃO: AIRSOFT RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário